Importância e necessidade de formas de organização e gestão escolar

Larissa Dayane Soares da Costa, Lucineide Maria de Lima Pessoni, Iel Marciano de Moraes Filho, Carla Chiste Tomazoli Santos, Hellen Araujo de Queiroz, Leila Mendes Araujo

Resumo


Analisou-se a importância e a necessidade das formas de organização e gestão escolar. Foi realizado estudo qualitativo com análise do Projeto Político Pedagógico, observações de campo na escola pesquisada e entrevista com a diretora e professora. Para análise dos dados, foram localizadas categorias que possibilitaram compreender como os processos de organização e gestão da escola tem se materializado em seu contexto real e principalmente no que se refere aos processos de democratização das relações, funções e atividades da escola. Destacam-se as concepções e os princípios de gestão que foram produzidos ao longo História da educação brasileira, com ênfase no modelo de gestão democrático participativa. Consideram-se como problemática as dificuldades encontradas pelos gestores na consolidação de uma gestão verdadeiramente democrática no âmbito das escolas públicas estaduais.

 


Palavras-chave


Pedagogia; Organização e gestão escolar; Gestão democrático participativa.

Referências


Brasil, Ministério da Educação. LEI n. 9394 /96. Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Ministério da Educação. Disponível em: . Acesso em: 11 de maio de 2015.

Araújo BLS, Gomes DV, Pires VS, Moraes-Filho IM, Costa ALS. Estresse Ocupacional em Docentes de uma Instituição de Ensino Superior da região metropolitana de Goiânia. Rev Cient Sena Aires. 2015; 4(2): 96-104.

Libâneo JC, Oliveira JF, Toschi MS. Educação escolar: políticas, estruturas e organização. 10ª ed. São Paulo: Cortez; 2012.

Nóvoa A. Publicações Dom Quixote. In: As organizações escolares em análise. Lisboa: Instituto de inovação educacional; 1995.

Projeto Político Pedagógico Escola de Tempo Integral. Inhumas; 2015.

Luck H, et al. A escola participativa: o trabalho do gestor escolar. 6ª ed. Rio de Janeiro: DP& A; 2002.

Queiroz HA, Alvarenga JBS, Moraes-Filho IM, Fidelis A, Araújo LM, Araújo LM. O reconhecimento da identidade racial na educação infantil. Rev. Cient. Sena Aires. 2018; 7(1): 66-75

Hora LD. Gestão Democrática na Escola: Artes e ofícios de participação coletiva. São Paulo: Papirus; 1994.

Brasil, Senado Federal. Lei nº 010172/2001 aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Brasília: Senado Federal; 2001.

Libâneo JC. Organização e Gestão da Escola: teoria e prática. 6ª ed. São Paulo: Heccus; 2013.

Santos LP. As contradições da gestão escolar democrática. In: Movimentos sociais, direitos humanos e democracia. Rede Interinstitucional de Pesquisadores. Niterói: RJ; 2013. p.57-67.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Fator de Impacto ISI- International Scientific Indexing

JCR 0.852 (2017)/ JCR 1.021 (2018)

Qualis CAPES: B4

Índice H: 9,0

ISSN Online: 2179-0981 / ISSN Impresso: 2316-848X