Tecnologia de informação para registro de trauma e gestão do serviço

Jessica de Arêa Leão Silva, Iel Marciano de Moraes Filho, Ailane Milard Moreira de Souza, Mariane Conceição Paixão, Acza Araújo Soreas de Alcântara, Sandra de de Nazaré Costa Monteiro

Resumo


O objetivo do estudo foi construir e validar um software para registro de trauma visando identificação do perfil sociodemográfico, escalas de gravidade com vistas à criação de banco de dados substancial acerca do paciente vítima de trauma. Pesquisa metodológica desenvolvida em cinco etapas: diagnóstico situacional; revisão da literatura; elaboração de ilustrações, layout, design e textos; validação da exequibilidade do conteúdo do software; e teste piloto. O sistema de informação de registro de trauma SISAT foi elaborado constando 13 telas de inserção intuitivas, dispondo sobre 37 variáveis sociodemográficas e clínicas para avaliações primária e secundária, escalas de gravidade em trauma, procedimentos, condutas, encaminhamento e alta; implantado em um centro de referência ao trauma. Os registros de trauma em países desenvolvidos demonstram segurança e qualidade na assistência prestada. A tecnologia elaborada mostrou-se capaz de subsidiar ações como: pesquisas, tomada de decisões e melhoria da qualidade do atendimento ao trauma.

 



Palavras-chave


Tecnologia da informação; Registro de trauma; Enfermagem; Estudo de Validação.

Texto completo: PDF PDF(ENG)

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN (Online): 2179-0981 / ISSN (Impresso): 2316-848X

Indexações: Públic Knowledge Project(PKP); LATINDEX; DOAJGoogle ScholarSumário.org;  CUIDENDIADORIMPortal Oasisbr; LA Referencia (Red de repositórios abiertos a la ciencia)RCCAP (Registros Científicos de Acesso Aberto de Portugal); e  REDIB(Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico)