Capacitação técnica e atuação prática do docente frente à simulação realística: estudo de escopo

Beatriz Modesto Bahia, Micael Gomes De Souza, Renata Stephan Prado Jaqueira, Roberta Buchidid, Camila Cristine Antonietti

Resumo


Objetivo: avaliar a capacitação técnica e atuação prática, bem como as dificuldades e desafios dos docentes frente à metodologia da simulação realística. Método: Esta revisão foi elaborada de acordo com metodologia de um scoping review (análise de escopo). A pergunta principal a ser respondida foi: “Tem sido estudada e mensurada a capacitação dos docentes do curso de graduação em Enfermagem, diante da aplicação de práticas na metodologia de Simulação Realística?”. Resultados: Dentre os artigos avaliados, seis foram escolhidos, e as principais barreiras percebidas, nos estudos, foram as organizacionais, como falta de recursos financeiros e de infraestrutura tecnológica para o aprimoramento dos docentes, além de outros aspectos, como falta de informações sobre a importância da prática baseada em evidências, educação continuada para os professores e falta de tempo no cotidiano do trabalho para treinamentos institucionais. Conclusão: Há poucas evidências científicas nacionais que determinem necessidade da capacitação técnica e atuação prática, bem como as que evidenciam as dificuldades e desafios dos docentes frente à prática da simulação realística.


Palavras-chave


Ensino; Enfermagem; Simulação de Paciente; Treinamento com Simulação de Alta Fidelidade; Treinamento por Simulação.

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